Região mais ao Sul dos Estados Unidos, península bordeada ao Oeste pelo Golfo do México e ao Leste pelo oceano Atlântico, o “Sun Shine State” oferece inúmeras atrações em seus mais de 170.300 kms quadrados.
Nesta ocasião partimos em “road trip” de Miami, nosso ponto Leste da Florida, em direção Norte por 5 horas, com paradas em Orlando e destino final a cidade mais antiga do pais: St. Augustine. Logo, de Miami atravessamos o estado em duas horas em direção Oeste para encontrar-nos na perfeita Naples. Finalmente conduzimos outras 4 horas pelas pontes sobre os Florida Keys até o extremo mais ao Sul dos EUA, Key West.
Não é a toa que Florida é sinônimo de ferias em qualquer idioma. Com aproximadamente 90 milhões de visitantes ao ano, o turismo representa o maior setor da economia estadual. 60% desses viajantes tem como destino os parques temáticos de Orlando, uma das cidades de maior turismo do mundo. Ano passado quase 60 milhões de pessoas embarcaram nesta aventura. Risadas e friozinho na barriga o ano inteiro, os parques da Disney, Universal e Sea World sempre são novidades. Chegando em Orlando preferimos descansar no Ritz Carlton, mas também recomendamos as resorts temáticos dos parques. Em outubro, com as tradicionais festividades de Halloween colocamos a adrenalina a prova nas montanhas russas do Island of Adventure durante o dia, mas a noite, o susto é continuo nas casas-mal-assombradas do Universal Studios! Para os grandes sonhadores e pequenos príncipes e princesas os parques da Disney o transportam a dimensão de contos de fadas… Ao raiar do sol pegamos a estrada, para embeber-nos um pouco de cultura e historia na cidade mais antiga e continuamente ocupada do pais.
Fundada em 1565 e capital da Florida-Espanhola por dois séculos, St. Augustine é um povinho charmoso, cheio de museus (incluindo um bizarro museu Repley Beleive it or not!), monumentos e construções memoriais como a escola de madeira mais antiga do pais (1716) e o Castillo de San Marcos, forte de 1672 que protegeu a cidade dos ataques piratas e ingleses.
Rumo a outra costa vamos atravessando o estado pelas estradas de quilômetros intermináveis retos e planos sobre os pântanos dos Everglades. Ao parar vemos o oceano Mediterrâneo Americano da costa Oeste do estado e nos deparamos com Naples, uma encantadora cidadezinha digna de cenário de filme, mansões espetaculares e senhoras andando pela 5nta Avenida com seus chapéus de flores para tomar o chá da tarde, como na Europa.
Finalmente nos sentimos flutuando ao dirigir sobre as imensas 54 pontes que levam até a ponta mais extremo sul do Pais, e nos encontramos em Key West, uma cidadezinha poética, terra de Hemingway, cheia de lenda para contar e atividades marítimas e gastronômicas para se divertir!
Graça e glam de cada canto da Florida depende do tipo de aventura para encontrar o que cative e deixar-se apaixonar pelo lugar.
Matéria publicada na Cool Magazine #108