Amamos nosso país, mas o assunto de qualidade de vida e oportunidades no exterior cada vez mais chama a atenção. Os Estados Unidos, principalmente o sul da Flórida – Miami – fazem o conjunto perfeito de qualidades que atrai qualquer mortal.
Quando pensamos em investir em Miami, encontra- mos muitas opções de negócios imobiliários, aparente- mente até mais baratos em comparação ao Brasil; mas, no momento da prática é que descobrimos os processos que envolvem a realização desse desejo. Anos de experiência em algum ramo de negócios no nosso país nos dão a falsa confiança de que, ao chegar a Miami para expandir fronteiras, podere
mos usar a mesma receita
de sucesso local. Em outro
idioma tudo muda. O pro-
cesso de aquisição imobili
ária, a legislação e muitas
exigências, especificações
para aprovações e permis-sões municipais, estaduais
e nacionais compõem uma
formula complexa. Não se
trata de somente traduzir
palavra por palavra, cada
lugar funciona diferente e Miami, principalmente por ser um mercado único no mundo, por sua diversidade de culturas e volatilidade, tem suas regras para negócios, além de um sistema totalmente diferente para operação e marketing. Por esses motivos somados à distancia e, muitas vezes, falta da presença dos donos nos primeiros passos do negocio, é que reiteramos a importância de se ter assessoria local especializada e de confiança.
Na Flórida a base de dados imobiliários é centraliza- da, ou seja, tudo que está disponível para comprar/alugar pode ser acessado por todos os corretores. De acordo os Top Producers” das firmas locais, um dos segredos para um bom investimento está nos “off Market Deals” (oportunidades fora do marcado). “Se a propriedade já está disponível no MLS (sistema de mercado imobiliário da Flórida), já estamos atrasados. Nós trabalhamos pri- mordialmente com propriedades antes mesmo que elas cheguem ao mercado. Encontramos as opções mais apropriadas para oferecer aos nossos clientes de acordo a sua necessidade e negociamos antes dos proprietários publicarem a venda”, afirma Ken Ray, fundador e diretor da Maso Group. “Às vezes uma propriedade parece bom negócio pelo valor, para investimento ou abrir um co-
mércio, mas a diferença está em conhecer cada pedacinho da cidade e como e que tipo de negó- cio pode funcionar nesse ponto, visando o retorno do investimento”, diz Ken.
A Maso Group é uma empresa que se especializa em consultoria para investimentos no mercado imobiliário comercial e de hospitalidade (hotéis e restaurantes). A empresa assessora do começo ao fim, desde escolher a locação ideal, desenvolver o conceito, desenho do negóci, construção, permissões e até operação, dependendo do projeto.
Com um pouquinho mais de conhecimento e orientação correta, ainda podemos pensar em ter uma se- gunda casa em Miami, expandir o negócio ou mesmo fazer um novo investimento e poder viver o sonho do verão eterno entre os dois trópicos!
Matéria publicada na Cool Magazine #107